Com o passar dos anos, a atenção com a pele deve ser redobrada. Mas, quando falamos em cuidados anti-aging, é importante ressaltar que os tratamentos devem ser realizados ainda com a pele jovem, como uma prevenção.
É como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”, basicamente, o conjunto de ações irá evitar o envelhecimento precoce.
Quando começar o tratamento anti-idade?
O tratamento anti-aging pode ser realizado inicialmente em qualquer idade com um bom protetor solar.
A proteção solar previne doenças graves causadas pelos raios ultravioletas e, também, auxilia na elasticidade da pele, manchas e rugas.
É necessário cultivar o hábito do protetor solar desde a infância e de forma constante.
Já na fase adulta, é necessário entender inicialmente as necessidades da sua pele. É uma pele seca ou oleosa? Possui tendência ao melasma ou flacidez?
Aqui, o fator genético também possui grande relevância e, vale lembrar, que também ocorre a diminuição da produção de colágeno. Compreender as necessidades da sua pele, fará com que você utilize os ativos certos.
Esses podem ser alguns dos sinais do envelhecimento:
Frequentemente, os sinais de envelhecimento são visíveis aos olhos e manifestam-se com o surgimento de linhas de expressão, flacidez, rugas, falta de viço e manchas na pele.
O ideal é que ao notar um ou mais sinais, realizar uma consulta com o dermatologista, para que você entenda as reais necessidades da sua pele.
Mas, todo o tratamento anti-aging atua para evitar esses sinais ou amenizá-los.
Como prevenir o envelhecimento precoce?
Alguns hábitos são essenciais para evitar o aparecimento desses sinais e você pode aplicá-los no seu dia a dia.
O primeiro passo é manter a sua pele sempre limpa, lavando gentilmente diariamente, para remover todos os resíduos de maquiagem ou poluição acumulados ao decorrer do dia.
Como citamos anteriormente, o segundo passo é de extrema importância, é o protetor solar. Para um tratamento anti-idade eficaz, ele sempre será o seu melhor amigo.
Não se esqueça também de manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios, esse combo evitará o envelhecimento precoce do organismo.
Quais ativos escolher para o antienvelhecimento?
Para o tratamento anti-aging, os ativos escolhidos devem ter ação que corrige os efeitos do tempo não desejados.
Retinol: esse é um dos favoritos quando o tema é cuidados com marcas e rugas. O retinol atua na renovação celular e atua com o prolongamento do colágeno da pele, evitando sua perda progressiva.
Além disso, possui ação queratolítica, onde elimina as células mortas, melhora a textura, suaviza poros dilatados e auxilia na penetração mais eficaz de outros ativos.
Vitamina C: nós não cansamos de exaltar a vitamina C, justamente pela gama de benefícios que proporciona. Sua maior ação é o seu efeito antioxidante, onde previne os efeitos do envelhecimento precoce.
Também estimula a produção de colágeno e possui ação despigmentante, sendo um aliado para o tratamento de manchas.
Ácido glicólico: esse ácido é um alfa-hidroxiácido, que atua removendo as células mortas através de uma leve esfoliação.
Com isso, promove a redução de rugas finas, estimula as fibras de colágeno, corrige os sinais de envelhecimento e promove maior viço.
Peptídeos: a sua principal função é estimular a produção de proteínas da pele. Auxilia na produção de colágeno, hidratação, melhora da firmeza, elasticidade e reparo de rugas.
Ácido hialurônico: é um dos ativos mais poderosos quando se trata de hidratação. Possui ação com capacidade de reter água, o que é fundamental para a prevenção das rugas e flacidez.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente sobre os seus cuidados, nós amamos saber! Compartilhe para que mais pessoas fiquem por dentro das melhores dicas de Kbeauty.