Como saber o seu tipo de pele

Postado por Keilla Kalli no dia

Antes de iniciar qualquer rotina de autocuidado ou tratamento para sua pele, você precisa conhecê-la. Isso porque ela tem características e necessidades específicas e precisa de produtos desenvolvidos com os ingredientes adequados. Utilizar o produto certo é o que traz resultados eficazes e evita o surgimento de efeitos inesperados. 

Você não faz a mínima ideia de qual é o seu tipo de pele? Não se desespere! Estamos aqui para te ajudar a descobrir :)

Seca, oleosa, normal ou mista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem 4 tipos básicos de pele: seca, oleosa, normal e mista. Fatores como genética, clima, hormônios, estilo de vida e medicamentos, podem determinar seu tipo de pele ou influenciar alguma alteração na derme. 

O ideal é consultar um dermatologista, que vai classificar e diagnosticar qualquer problema que sua pele apresente. Mas existem alguns aspectos que você mesmo pode observar para conseguir identificar. 

Descobrindo seu tipo de pele…

pele-mulher

Antes de começarmos o ideal é que você remova qualquer produto que tenha aplicado (maquiagem, protetor, hidratante, etc). Depois tente ficar em média uma hora sem tocar no rosto. 

Agora vamos fazer algumas observações:

Sua pele é brilhosa ou opaca? Os poros são muito dilatados e visíveis?

Quanto a textura, sente ela áspera? Quando toca seu rosto, ela está gordurosa ou ressecada?

Esses aspectos combinados são típicos de cada um dos tipos de pele:

 

Pele normal:

A pele mais desejada por ser equilibrada. Não é seca, nem oleosa, ou seja, não tem problemas como falta de hidratação nem sebo excessivo na derme. Tem um aspecto natural, com brilho moderado, toque aveludado e os poros são pequenos ou pouco evidentes.

Apesar de parecer a “pele perfeita”, também precisa de cuidados como hidratação e principalmente proteção solar. 

Missha All Around Safe Block Soft Finish Sun Milk da Missha, é um protetor solar refrescante que tonifica a pele naturalmente, enquanto fornece proteção com ingredientes derivados de origem natural.

soft-finish-milk

Pele seca:

Esse tipo de pele não produz sebo suficiente, nem consegue reter a quantidade necessária de água, ficando desidratada. Apresenta uma aspereza ao toque, falta de brilho e pouca elasticidade. É comum que o rosto fique sensível e passe por problemas como irritações e descamações.

Infelizmente peles secas tendem a apresentar linhas de expressões (rugas) precocemente, mas esse aspecto pode ser contornado se for tratado cedo com o auxílio de produtos como o Advanced Snail 92 All in one Cream da Cosrx, um hidratante em gel que contém filtrado de muco de caracol para ajudar a acalmar a pele sensível e hidratar.

advanced-snail

Pele oleosa: 

É a pele mais fácil de ser identificada e também uma das menos desejadas. A pele oleosa produz mais sebo do que o necessário, o que faz com que fique gordurosa. Ela tem poros bem dilatados e apresenta muito brilho por todo o rosto (zona T e bochechas). Usar bases e corretores também pode ser incomodo para quem tem esse tipo de pele, já que ela tem tendência a “derreter” a maquiagem. 

A oleosidade aumenta as chances do acúmulo de secreções nos poros da derma, por isso essa pele tem tendência a apresentar acne (espinhas) e cravos.

ac-clean-up 

AC Clean Up O Pink Powder Spot é uma solução de tratamento para acne que ajuda a reduzir e melhorar a aparência do local sem irritar a pele. Contém 100% de água de cipreste em vez de água purificada e contém óleo essencial de melaleuca (tea tree oil), com calamina rosa que reduz a coceira para um efeito antibacteriano. 

Pele mista:

A pele mista é uma mistura da pele seca com a pele oleosa. A zona T do rosto é seca e as bochechas são oleosas. Apesar de parecer impossível, existem produtos que conseguem equilibrar essa pele e deixá-la uniforme e saudável.

Uma boa solução para o controle da oleosidade nas peles mistas são nossas folhas absorventes Oil Control Paper da Innisfre. Que podem ser colocadas nas áreas específicas do rosto.  São feitas de papel coreano extraído das amoreiras e absorvem efetivamente o excesso de sebo.

oil-control-paper

Descobri meu tipo de pele! E agora?

São vários os fatores que interferem na aparência da sua pele: genética, clima, substâncias, ingredientes, alterações hormonais, medicamentos, estilo de vida, etc. Mas independente de como ela seja ou se encontre, existem formas de deixá-la bonita e saudável. 

1) Beba muita água!

Uma das coisas mais simples e mais importantes é beber muita água, já que a pele é nosso maior órgão e precisa de estar hidratada para evitar o surgimento de vários probleminhas. 

2) Cuide bem de você!

Estabelecer uma rotina de autocuidado, dando atenção à sua pele e utilizando os produtos adequados é a forma de garantir a saúde e consequentemente, beleza da sua pele. 

 

Conseguiu identificar seu tipo de pele?

Conta pra gente qual é :)

← Artigos antigos Artigos novos →

Comentário

  • Adorei, acabei de descobrir que a minha pele e normal, eu pensava que era oleosa, amei

    Gleice no dia

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Skincare para todas as idades

Camila Montecino Por Camila Montecino

É comum falarmos de skincare para pessoas adultas, porém isso pode afetar bastante os jovens que procuram produtos para sua pele mais jovem. Por conta...

Ler mais

DOSSIÊ: Tudo sobre Protetor Solar

Camila Montecino Por Camila Montecino

Quando falamos de uma rotina básica de Skincare, o último passo sempre é a proteção solar, isso acontece por que os raios UVB e UVA...

Ler mais