Cravos, manchas ou rugas? Entenda sua necessidade de pele

Postado por Keilla Kalli no dia

Os dermatologistas classificam a pele em quatro tipos: oleosa, seca, mista e normal. Essas definições estão ligadas às características da sua pele, que podem ser naturais ou influenciadas por fatores externos. Conhecer seu tipo de pele é o primeiro passo, antes de iniciar uma rotina de cuidados, já que a partir daí, você poderá escolher os produtos adequados. Se ainda tiver dúvidas, você pode consultar nosso artigo Como saber o seu tipo de pele.

Além disso a genética e seus hábitos, podem levar ao aparecimento de cravos, acne, manchas e rugas, fazendo com que sua pele precise de um “cuidado extra”, que chamamos de tratamento. Podemos denominar essas eventualidades com “condições da pele”, ou seja, estado momentâneo em que sua pele apresenta características adversas.Vamos ajudar você a identificar as particularidades e a necessidade da sua pele, indicando produtos específicos para tratar e prevenir esses probleminhas, garantindo que sua pele esteja sempre saudável.

Em busca da pele perfeita!

"Pele de bebê”, “pele de pêssego”, “pele de vidro”, são vários os nomes que damos para a pele que todo mundo sonha: macia, lisa, uniforme, sem manchas e radiante. Mas na realidade é muuuito difícil encontrar alguém com essa pele, que não tenha o hábito de investir em uma rotina de cuidados. O skincare coreano é conhecido por se preocupar com todos os detalhes que podem influenciar na aparência da pele, por isso a rotina coreana é repleta de produtos com ingredientes selecionados e fórmulas desenvolvidas para hidratar, nutrir, reparar e tratar, em todos as etapas, seja qual for a necessidade.

Tipo de pele x Condições de pele

Você tem um tipo de pele, mas pode ter uma ou várias necessidades (condições de pele). Por exemplo, se sua pele for oleosa, você tem maior tendência a ter acne. Se sua pele for seca, tem maior tendência a ter rugas precocemente, o que requer uma atenção e cuidado a mais. Apesar disso, esses problemas podem aparecer em qualquer tipo de pele, porque também estão ligados a fatores externos. Então é possível que você tenha uma pele seca, mas que também apresente acne e manchas. O importante é fazer uma listinha desses problemas e adicionar produtos e tratamentos que vão trazer benefícios para sua pele.

“Assume logo que eu sou o probleminha!”

Os “top 4” probleminhas mais comuns que vemos são: acne (espinhas e cravos), manchas, rugas e sensibilidade. Todos eles podem ser tratados (o que vai resolver ou controlar o problema) ou mesmo prevenidos. 

Acne 

acne

 Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de espinhas e cravos. Isso acontece quando os folículos capilares são obstruídos, normalmente devido ao acúmulo de sebo (oleosidade) ou células mortas. Os glândulas sebáceas passam por um processo de infecção ou inflamação, fazendo com que os poros fiquem cheios, formando os cravos ou liberem seu material no interior da pele, gerando as espinhas. Esse estado de pele é muito comum na adolescência, mas pode estar relacionado ao ciclo menstrual, estresse, etc.

A melhor forma de prevenir é realizando a limpeza adequada da pele, o double cleansing é um ótimo método, já que elimina todos os tipos de resquícios nocivos a pele através de dois tipos de limpadores: um cleansing oil, seguido de um cleansing Water. 

 O Cleansing Oil & Blackhead BHA da Hanskin, é ideal para peles oleosas porque possui agentes derivados de plantas e BHA, que controla, o excesso de sebo e removem cravos. O cleansing water Wonder Pore Deep Foaming Cleanser da Etude House, que possui extrato de hortela-pimenta, responsável por minimizar os poros e combater a oleosidade da pele.

cleansing-oil-blackhead-bha

 wonder-pore-deep-foaming-cleanser

 

 

 

 

 

 

 

Também existem tratamentos para a acne como o nosso queridinho AC Clean Up O Pink Powder Spot da Etude House, que contém óleo essencial de melaleuca com calamina rosa que tem efeito antibacteriano, reduzindo a inflamação, calamina e argila, que limpam o excesso de óleo e sebo.

ac-clean--up-pink-powder-spot

Manchas

As manchas na pele ou melasma, são marcas pigmentadas que aparecem na pele, e podem ter colorações diferentes. Normalmente estão relacionados ao uso de anticoncepcionais, gravidez e principalmente à exposição aos raios solares. Por isso é imprescindível usar o protetor solar na sua rotina de autocuidado. Algumas manchas são temporárias e podem ser eliminadas com tratamento, outras podem ser definitivas. Algumas podem ser sérias, por isso é sempre recomendado procurar um dermatologista. Independente do tipo e tamanho da mancha, elas normalmente incomodam muito, principalmente quando aparecem no rosto. 

brightening-pore-spot-treatment

 O Brightening Pore Spot Treatment da Innisfree, é um tratamento para manchas devido aos seus ingredientes ativos como o extrato da casca de Hallabong, vitaminas (B3, C, B5) e ácido hialurônico,  que clareiam, hidratam e promovem elasticidade. 

Sensibilidade

Quando a pele está em um estado sensível a barreira cutânea está fragilizada e enfraquecida. A pele sensibilizada pode levar ao surgimento de várias irritações como manchas vermelhas, desconforto, ardência, descamação, coceira, repuxamento e até mesmo feridas. Geralmente a pela seca é mais suscetível a apresentar sensibilidade, mas essa condição pode aparecer em todos os tipos de pele, incluindo as oleosas. Normalmente fatores como mudanças de temperatura, vento, exposição solar, água quente, etc. Por isso é importante que você tenha muita atenção aos produtos que utiliza se estiver enfrentando esse problema, já que se não forem apropriados podem agravar os danos!

Máscaras com propriedades anti-irritantes e anti-inflamatórias, podem trazer um bom resultado e ajudar a equilibrar a derme e oferecer uma sensação de conforto, como a Cica Sleeping Mask da Laneige, uma máscara noturna que reforça a barreira com eficácia e ajuda a recuperar a pele durante o sono.

laneige-cica-sleeping-mask-60ml 

Também é importante escolher produtos com ingredientes suaves em todas as etapas da rotina, como o Super Off Cleansing Oil (Dust Off) da Missha, que tem uma fórmula suave com óleos naturais e o Chamolile Pure Toner da Mamonde, que contém apenas ingredientes essenciais e calmantes, ideais para peles sensíveis.

super-off-cleansing-oil-dust-offchamomile-pure-toner
Rugas

Você vai envelhecer e as rugas vão aparecer, é verdade! Mas você sabia que é possível retardar o aparecimento e diminuir as rugas sem ter que recorrer a tratamentos estéticos? As rugas aparecem porque com o envelhecimento a pele vai perdendo elasticidade. Normalmente a partir dos 25 anos começamos a ter carência de colágeno (1% ao ano), elastina e ácido hialurônico, além do estresse causado pela exposição à luz solar durante a vida. Por isso tratamentos com produtos ricos nesses componentes são eficazes no combate às rugas, já que vão repor os níveis que a pele já não consegue produzir de forma natural.  

perfect-renew-kit-5-items O Perfect Rene Kit da Laneige, foi desenvolvido com a tecnologia Skin RebirthTM, que nutre, vitaliza e fortalece a derme, deixando a pele com uma aparência jovem e livre de rugas. 

Prevenir é o melhor remédio!

Se você tiver identificado um ou alguns desses estados, é sinal que sua pele está pedindo ajuda. Por isso é recomendado que você inicie o tratamento o mais rápido possível. Quanto mais cedo você começar a tratar, mais chances de contornar o problema e ter a pela saudável por dentro e por fora. Se sua pele não apresenta nenhum desses estados de pele, mas você já tem mais de 25 anos, é bom iniciar uma rotina de autocuidado, sobretudo repondo nutrientes que sua pele começa a perder a partir dessa idade.

Você sabe qual é o seu probleminha? Qual deles mais te incomoda? Conta pra gente nos comentários. 

← Artigos antigos Artigos novos →

Comentário

  • By Korea Beauty, amei o seu conteúdo!

    Renove a Beleza da sua Pele e Recupere sua Auto Estima!

    Clique no link e descubra como: https://bit.ly/byerugas

    Ana Rocha no dia

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Skincare para todas as idades

Camila Montecino Por Camila Montecino

É comum falarmos de skincare para pessoas adultas, porém isso pode afetar bastante os jovens que procuram produtos para sua pele mais jovem. Por conta...

Ler mais

DOSSIÊ: Tudo sobre Protetor Solar

Camila Montecino Por Camila Montecino

Quando falamos de uma rotina básica de Skincare, o último passo sempre é a proteção solar, isso acontece por que os raios UVB e UVA...

Ler mais