Retinol: um guia básico pra começar

Postado por Keilla Kalli no dia

Você deve estar acostumada a ouvir falar de retinol e de como ele é um poderoso ativo no combate ao envelhecimento da pele. Mas você sabe que tipo de composto ele é? Como age? Como deve ser utilizado?  Vamos te explicar tudo direitinho nesse guia e se você continuar com alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários.

O que é Retinol?

O Retinol (vitamina A de origem animal), é um composto percursor do ácido retinóico. Quando o retinol penetra a derme, ele se converte em ácido retinóico (sua forma ativa), agindo no DNA das células.

Como o Retinol age?

Entre sua principais atuações estão: a renovação celular, produção de colágeno e elastina, retenção da hidratação, limpeza dos poros e defesa antioxidante. 

Isso faz com que o retinol seja um ingrediente muito desejado nos dermocosméticos por atuar eficazmente no antienvelhecimento da pele, já que sua utilização:

  • Reduz as rugas
  • Suaviza linhas finas
  • Remove células mortas
  • Diminui manchas
  • Regula o sebo
  • Aumenta firmeza
  • Recupera textura
  • Restaura luminosidade
  • Minimiza poros dilatados
  • Combate a acne

Existe alguma contraindicação/cuidados especiais para o uso do Retinol? 

gravidez-retinol

O uso do retinol deve ser evitado durante a gravidez e lactância, já que pode produzir efeito teratogênico (capaz de prejudicar o embrião/feto),  gerando problemas como má formação. Isso porque o ácido retinóico promove a renovação celular através da descamação. Além de que a pele fica mais reativa durante a gravidez e uma irritação pode levar a dilatação dos vasos. 

Se você tiver a pele sensível, com rosácea ou intolerância a retinóides, também deve ter cuidado na escolha do produto, que precisa conter algum ativo calmante associado, capaz de evitar a sensibilização da pele.  O Retinol Cica Repair Ampoule da Innesfree, é um ótimo exemplo, por ser uma ampola multifuncional hipoalergênica de alta eficiência, ideal para peles sensíveis. 

retinol-cica-repair-ampoule

Fora isso, qualquer pessoa pode fazer uso do retinol. Mesmo quem  não tenha uma idade avançada, pode usar como forma preventiva.

Posso utilizar Retinol todos os dias? 

Algumas pessoas podem apresentar alguma vermelhidão, sensação de calor ou descamação na pele nas primeiras aplicações. Essas reações são normais e temporárias, até  “retinizar a pele”, que significa “acostumar” a pele a esse poderoso ingrediente. 

Por isso é indicado que o uso seja feito de forma progressiva, uma ou duas vezes na semana e ir aumentando aos poucos, de acordo com a adaptação da sua pele.

Como utilizar o Retinol na minha rotina  de skincare?

O retinol é um ativo, que normalmente vem em forma de tratamento (cremes/ampolas), devendo ser utilizado após a limpeza e antes da hidratação da sua pele, quando esse for o caso. O Retinol 0.2% in Squalane da The Ordinary, é uma ampola com uma solução isenta de água, que contém 0,2% de Retinol puro. 

Retinol-0.2%-in-Squalane

O Retinol Intense Advanced Triple Action Eye Cream da Some By Mi é um tratamento (em creme) específico para a região dos olhos.

retinol-intense-advanced-triple-action-eye-cream

Como o retinol pode “afinar” a camada da derme, é recomendado que sua utilização seja noturna, já que durante o dia você está mais exposta aos raios UV e ele pode reagir com a radiação solar, causando danos. Não se esqueça de caprichar no protetor solar e hidratar a pele, para potencializar os efeitos do tratamento e evitar a sensibilização. 

O interessante do retinol é que por ser um composto ele pode estar presente em diferentes tipos de produtos, ou seja, não se restringe aos tratamentos. O que faz com que você possa se beneficiar em várias etapas da sua rotina. 

retinol-toner

O Retinol Ampoule Toner da Mamonde, por exemplo, é um toner que contém retinol em sua composição. 

Dicas gerais para colocar o retinol na sua rotina:

  • Não utilize se estiver grávida/lactante 
  • Se sua pele for sensível escolha um produto com aditivo calmante
  • Inicie o uso aos poucos (uma/duas vezes na semana)
  • Aumente a frequência de acordo com a tolerância da sua pele
  • Aplique durante à noite na etapa tratamento
  • Redobre a aplicação do filtro solar
  • Hidrate bem a pele

Agora que você já sabe tudo sobre o retinol é hora de escolher seus produtos e seguir nossas dicas de utilização. Se ainda tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários ;)

← Artigos antigos Artigos novos →

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Chega de dúvidas! conheça a CHO [草] Syringe Ginseng Ampoule

Por Camila Silveira

Resenha pela Cristiane - Cliente By Apresentação do produto: Limpo, simples, confiável Conservação do produto: O armazenamento do sérum (ampola) com a tampa protetora, em...

Ler mais

Guia Definitivo: Ordem correta de aplicar os produtos de skincare

Por Camila Silveira

Entrar no mundo dos cuidados com a pele pode parecer uma jornada complexa, com uma infinidade de produtos disponíveis. No entanto, a chave para obter...

Ler mais