DOSSIÊ: Tudo sobre Protetor Solar

Postado por Camila Montecino no dia

Quando falamos de uma rotina básica de Skincare, o último passo sempre é a proteção solar, isso acontece por que os raios UVB e UVA são tóxicos para a pele, podendo causar queimaduras e até câncer de pele! Mesmo em dias frios ou nublados é necessário passar protetor solar, pois os raios ainda podem alcançar a sua pele.


SOBRE FATORES DE PROTEÇÃO

Muitas vezes ficamos confusos ao escolher o protetor pelas FPS! Algumas pessoas acreditam que é a potência da proteção, porém significa quanto tempo você pode ficar em exposição aos raios solares sem deixar a pele vermelha. 


Confira a nossa tabela sobre os FPS:

FPS

Minutos

FPS 15

150 minutos (2h50min)

FPS 30

300 minutos (5h)

FPS 50

500 minutos (8h30min)

FPS 90

900 minutos (15h)

 

COMO APLICAR PROTETOR SOLAR

Depois de limpar e hidratar seu rosto, é importante passar o protetor solar! Mas não passe em cima da hora de ir para o sol: é necessário esperar cerca de 20 minutos para que a proteção comece a fazer efeito.

 

Quando for passar o protetor no rosto, você precisa colocar em cincos pontos: testa, bochechas, nariz e queixo, e espalhe de dentro para fora, dessa forma todo o rosto ficará protegido dos raios solares! E não se esqueça do pescoço, nuca e orelhas, elas também precisam de proteção.

 

REAPLICANDO O PROTETOR

Por mais que tenhamos os FPS que duram mais de uma hora, é importante reaplicar o protetor a cada duas horas, isso serve para manter a proteção em alta. 

Caso na hora de reaplicar você esteja usando maquiagem e precise passar o protetor solar, a solução é simples: faça batidinhas em todo o rosto com o protetor, dessa forma sua maquiagem ficará intacta e sua pele protegida!

O sun stick também é uma ótima alternativa para reaplicar! Basta você deslizar levemente na sua pele por quatro vezes em cada área, dessa forma sua proteção estará protegida por mais tempo e terá um efeito glow.

Mas outra forma de reaplicar o protetor na maquiagem é investir em uma cushion, que assim como já falamos no nosso blog, ela tem hidratante e protetor solar, além de ser uma ótima base para o rosto. Na hora de reaplicar a cushion, você precisa apenas passar novamente o produto no seu rosto, como se tivesse aplicado pela primeira vez.

TEM DIFERENÇA ENTRE FÍSICO E QUÍMICO?

Muitas pessoas têm dúvidas entre o protetor físico e o químico, e entendemos essa confusão já que os dois tem algumas coisas parecidas, mas agora vamos te explicar certinho sobre isso!

Protetores físicos são aqueles que contém dióxido de titânio e óxido de zinco em sua composição. Ele também é conhecido como protetor inorgânico e pessoas que são alérgicas, grávidas e até mesmo crianças podem usar ele, já que seu produto não é absorvido pela pele. O protetor físico bloqueia os raios solares, além de ser ter efeito imediato na proteção.

Já os protetores químicos são aqueles que reagem com os raios UVB e UVA, fazendo com que a pele absorva apenas uma pequena quantidade inofensiva da radiação. Ele é muito fácil de aplicar e não tem restrição de uso!



MEU PROTETOR SOLAR DESCAMA, O QUE FAZER?

Algumas pessoas sofrem com o protetor solar por descamar, e às vezes colocam a culpa no produto, mas calma que temos algumas dicas de como fazer com que seu protetor fique perfeito na sua pele.

Se o seu rosto é oleoso, pode ser que o problema seja o hidratante que você está passando antes de usar o protetor solar! Se o hidratante for muito pesado, ele acabará ficando impedindo que o protetor seja absorvido pela sua pele, fazendo com que descama.

Caso use produtos à base de óleo e depois aplique protetor solar, tenha certeza que ele irá descamar. Isso acontece porque água e óleo não se misturam, criando uma reação química que faz com que os dois tenham uma separação!

Agora, se você é do time de quase nunca esfoliar a pele, esse pode ser o problema que causa a descamação do protetor solar! Quando os poros estão cheios de sebo, os produtos que são passados na pele acabam não sendo absorvidos, causando assim a sensação de esfarelamento do protetor. Lembre-se de esfoliar o rosto no máximo duas vezes por semana.

A última dica é sobre a sua ordem de skincare: comece pelos produtos mais leves e termine com os mais espessos! Se o protetor solar entrar em contato com produtos mais líquidos, como sérum ou tônico, os dois produtos criaram acúmulo nos poros, fazendo com que a proteção solar não fique eficaz e transformando em pequenas bolinhas de produto.



E QUAL O PROTETOR CERTO PARA MIM? 

Quem acredita que qualquer protetor solar é ótimo para qualquer tipo de pele está enganado! Cada tipo de pele tem suas preocupações e necessidades, e assim como usamos produtos específicos, os protetores solares também tem suas peles ideais.

Se a sua pele é seca, é necessário investir em protetores solares que sejam cremosos, dessa forma sua pele não ficará com sensação de repuxada, e se ele tiver ácido hialurônico além de te proteger, ele irá deixar sua pele hidratada.

Agora, se a sua pele for oleosa, é importante usar protetor solar que tenha toque seco e que absorva rápido na pele, já que como a produção de sebo é maior, isso pode afetar no fator de proteção do produto.

Peles acneicas podem optar por protetores que contenham vitamina C e ácido hialurônico, para que ao mesmo tempo que fique protegida, o produto será cicatrizante, fazendo com que suas acnes diminuam!

Mas se a sua pele for sensível, é necessário usar protetores não-nanos, ou seja, não será absorvido pela pele, isso é importante para que a pele não tenha irritação durante o uso. Também procure protetores que não tenham álcool em sua composição ou que tenham ingredientes calmantes, como a Cica.

← Artigos antigos Artigos novos →

Comentário

  • Gostei demais! É realmente muito importante usar protetor solar, mais do que eu imaginava, pois não tinha a menor ideia da necessidade de utilizá-lo dentro de casa (algo que aprendi recentemente em alguns posts de outros blogs). Particularmente, uso um protetor comum de cor branca. E acredito que seja muito importante que as pessoas sejam conscientizadas a usar cada vez mais, independente de ser homem ou mulher. Recomendo demais, pois utilizar um filtro solar todos os dias ainda auxilia no combate ao envelhecimento, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo no câncer de pele. Cuidar um pouco mais da nossa saúde, nunca é demais. Se possível, comprem e usem!! Eu encontrei uns descontos bem legais em um site de fora, é esse aqui https://www.couponcodeguide.com/en/coupon-codes/iherb.com/countries/singapore/iherb-discount-code-and-delivery

    Isaac Sena no dia

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Chega de dúvidas! conheça a CHO [草] Syringe Ginseng Ampoule

Por Camila Silveira

Resenha pela Cristiane - Cliente By Apresentação do produto: Limpo, simples, confiável Conservação do produto: O armazenamento do sérum (ampola) com a tampa protetora, em...

Ler mais

Guia Definitivo: Ordem correta de aplicar os produtos de skincare

Por Camila Silveira

Entrar no mundo dos cuidados com a pele pode parecer uma jornada complexa, com uma infinidade de produtos disponíveis. No entanto, a chave para obter...

Ler mais