Entendendo o que é radical livre

Postado por Camila Montecino no dia

Você já se perguntou sobre os motivos de algumas pessoas terem envelhecimento precoce? Então pegue uma bebida quente e confira o motivo desse fenômeno acontecer!

Os radicais livres são moléculas com números ímpares de elétrons, se você souber um pouquinho de química sabe que eles ficam em volta do átomo e precisam ter seu par para poder estabilizar. Caso o átomo fique ímpar, o elétron que não tem o seu par começa procurar uma molécula completa para pegar para si o elétron faltante. Por roubar o elétron da molécula completa, acontece uma reação em cadeia de átomos que procuram o seu par, fazendo com que assim modifique as proteínas, lipídios e até mesmo o DNA da pessoa. Essas modificações podem trazer doenças, alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce da pele.

 

CALMA

Por mais que o nosso corpo produza esses radicais livres, o próprio organismo consegue controlar a sua produção, por isso nem todos tem o envelhecimento precoce, mas alguns fatores externos podem aumentar a criação de moléculas impares!

O ponto principal de criação de radicais livres é a exposição aos raios UVA e UVB sem a proteção adequada para a pele, assim como quem bebe, fuma, tem uma alimentação não saudável ou tem muito estresse no dia a dia, também tem mais chances de ter muitas moléculas impares. 

 

TEM COMO COMBATER

Nem precisamos falar que é importante utilizar o protetor solar diariamente, não é? Mas não se esqueça de sempre reaplicar o mesmo em sua pele, é necessário manter a proteção 100%. 

Ativos antioxidantes também ajudam bastante a aumentar a proteção contra os radicais livres, invista em produtos com Vitamina C, Retinol ou Niacinamida em sua rotina de beleza, além de seus benefícios que já conhecemos, os mesmos irão te ajudar a ficar livre dos átomos impares. 

Por mais que falamos de pele, precisamos lembrar que a saúde do seu rosto também é interna, não adianta passar sempre protetor solar e usar os ativos se você tem uma alimentação desbalanceada, fuma, beba e passa por muito estresse. Lembre-se que cuidar do seu interior é um ato de skincare também! 

← Artigos antigos Artigos novos →

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Chega de dúvidas! conheça a CHO [草] Syringe Ginseng Ampoule

Por Camila Silveira

Resenha pela Cristiane - Cliente By Apresentação do produto: Limpo, simples, confiável Conservação do produto: O armazenamento do sérum (ampola) com a tampa protetora, em...

Ler mais

Guia Definitivo: Ordem correta de aplicar os produtos de skincare

Por Camila Silveira

Entrar no mundo dos cuidados com a pele pode parecer uma jornada complexa, com uma infinidade de produtos disponíveis. No entanto, a chave para obter...

Ler mais