Entendendo o glossário do K-Beauty

Postado por Camila Montecino no dia

Você sabe o que significa Gwang? Já ouviu falar de King Swab? Se você já faz parte do “mundo k-beauty”, está provavelmente familiarizado com esses termos, mas se está chegando agora, pode ficar um pouco perdido com essas e outras palavrinhas que acompanham os produtos coreanos.

Por isso, montamos um glossário com muito carinho, que vai te ajudar a dar os primeiros passos nesse universo e compreender mais sobre os produtos coreanos, que como você já deve ter escutado, são muuuitos!

 

1,2, 3…respira fundo e vamos lá! :) 

AC Collection Acne Patch da Cosrx, Teatree Biome Blemish Cica da Mediheal e AHA-BHA-PHA 30 Days Miracle Starter Kit da Missha

 

A

AC - Indicação de que o produto é para o tratamento/prevenção da acne.

AHA (Alpha hydroxy acid) - Esfoliantes químicos ácidos, extraídos de plantas e frutas, removem as células mortas promovendo a renovação celular.

Ampoule - Ampolas de ingredientes ativos em alta concentração. Normalmente se apresentam em pequenos frascos conta-gotas sendo utilizadas para algum tipo de tratamento. Devem ser aplicadas após as essências e antes do soro.

 

B

BHA (Beta hydroxy acid) - Esfoliantes químicos solúveis em óleo. Utilizados para limpeza dos poros, removendo profundamente células mortas e o excesso de sebo.

Bo-seubi - Hidratante

Broad spectrum - Indica que o produto protege contra radiação UVA e UVB.

Bubble Cleanser - Espumas de limpeza que auxiliam na remoção de impurezas.

BB Cream - Conhecidos como bálsamos de beleza ou bálsamos contra manchas, oferecem hidratação, nutrição, proteção solar e uma cobertura leve e natural. Além disso eles uniformizam a pele a longo prazo.

 

C

CC Cream - Cremes para correção de cor que ajudam a neutralizar os tons. Semelhante ao BB Cream, porém mais indicado para peles com manchas e imperfeições.

Cleansing Balm - Limpador na forma de bálsamo semi sólido. Usados para remover maquiagem, protetor solar e impurezas sem ressecar ou retirar a umidade natural da pele.

Cleansing Oil - Limpador à base de óleo que assim como o cleansing balm, remove maquiagem e impurezas.

Cleansing Water - Conhecidas como água micelar ou água de beleza, podem ser utilizadas para limpeza, remoção de maquiagem, tonificação e esfoliação.

Cushion Compact - São almofadas compactas, ou seja, esponjas com maquiagem líquida, que liberam o produto quando são pressionadas. Elas mantêm a pele úmida, criando um acabamento natural.

 

D

Dewy (“gwang”) Skin - Termo utilizado para denominar uma pele super hidratada, com brilho e natural.

Double Cleansing - É a limpeza dupla característica da rotina das coreanas. É feita em duas etapas, a primeira com um produto à base de óleo (cleansing oil), que remove maquiagem, protetor solar, impurezas e a segunda (cleasing water) à base de água, que remove qualquer outro resquício.

 

E

Emulsion - Hidratantes leves, com textura de loção e não de creme, usadas normalmente durante o dia e aplicadas após essências e soros.

Essence - As essências, assim como os soros possuem ingredientes ativos concentrados, porém apresentam uma textura mais leve e rápida absorção. Elas preparam a pele para receber outros produtos, aumentando a eficácia deles.

Exfoliator - Esfoliantes removem as células mortas da pele e podem ser químicos (com ácidos em sua composição) ou físicos, onde a remoção acontece através do atrito.

 

F

Foot peel - Máscaras para os pés que removem células mortas, deixando a pele macia e os pés limpos e hidratados.

 

H

Hydrogel Mask - Máscaras feitas a partir de uma textura de gel, aderem à pele oferecendo refrescância e mais essência.

 

G

Glass skin - “Pele de vidro” é como as coreanas chamam a pele “impecável”, que deve ser sem manchas, sem poros dilatados, luminosa e translúcida, assim como o vidro.

 

J

Jelly - Hidratantes gelatinosos. São mais leves que os em creme, funcionando bem em peles oleosas e mistas.

 

K

K-beauty - Termo genérico utilizado para se referir a skincare, tendências e produtos de beleza coreanos.

 King Swab - Esfoliantes que geralmente vêm em embalagens individuais, embebidos em ácidos como AHA e BHA e parecem cotonetes.

 

L

Lotion - Loções são hidratantes mais espessos do que uma emulsão e menos pesados que um creme. São líquidas aquosas ou viscosas, também servem como toner.

Low pH Cleansers - Limpador com ph baixo e suave, não retira os óleos naturais da pele.

 

M

Mist - São sprays de hidratação facial, utilizados para borrifar antes ou depois da maquiagem. Podem ser usados após a limpeza no lugar de um toner, ou antes de tonificar, evitando que a pele fique seca ao longo do dia.

 

O

Oil - Tratamentos altamente concentrados que podem ser aplicados diretamente sobre e pele ou misturados com um hidratante.

 

P

PA - Significa que o produto oferece proteção contra raios UVA.

Peeling - Significa que o produto serve para esfoliação.

 

S

Snail - Conhecido como extrato de caracol é protetor e reparador, combate as bactérias e ajuda na produção de colágeno, retardando o envelhecimento da pele.

Serum - Produto com muita concentração de ativos, que hidrata e normalmente trata problemas específicos da pele, como manchas.

Sheet Mask - Máscaras de folhas descartáveis, que o maior objetivo é a hidratação. São feitas de fibras de algodão e embebidas em essências.

Seven Skin Method - “Método das 7 peles”, é uma técnica que envolve a aplicação de 7 camadas de toner no rosto, uma após a outra. Isso permite que a pele absorva toda a hidratação extra.

Sleeping Mask or Sleeping Pack - Máscaras utilizadas para dormir que promovem hidratação de longa duração.

SPF - Indica proteção solar contra raios UVB.

Sun Cream - Produtos que podem ser em loção, creme ou sólido e promovem a proteção contra raios UV.

 

T

Treatments - São produtos que podem ser ampolas, óleos, loções, emulsões, soros e etc. São aplicados para tratar algum problema específico, como manchas, rugas, poros dilatados, conforme a necessidade da pele.

Toner - Tratamento líquido utilizado para limpar, hidratar, equilibrar o ph e preparar a pele para tratamentos, essências, soros e hidratantes.

 

W

Water-Based Cleanser - Limpador à base de água, segunda etapa da limpeza dupla, podendo ser em forma de espuma ou gel.

Whitening - Produtos clareadores que visam clarear manchas e uniformizar os tons da pele, deixando-a iluminada e radiante.

 

“Uffa”…chegamos “ao fim” do nosso glossário.

 

Agora ficou mais fácil escolher seus produtos sem complicação, não é mesmo? Sabemos que são vários termos para aprender de uma vez, mas você pode salvar nosso artigo e consultá-lo sempre que tiver alguma dúvida.

 

Você também pode saber mais sobre a filosofia do skincare coreano, para entender de onde vem tanto carinho e cuidado com cada detalhe.

← Artigos antigos Artigos novos →

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Skincare para todas as idades

Camila Montecino Por Camila Montecino

É comum falarmos de skincare para pessoas adultas, porém isso pode afetar bastante os jovens que procuram produtos para sua pele mais jovem. Por conta...

Ler mais

DOSSIÊ: Tudo sobre Protetor Solar

Camila Montecino Por Camila Montecino

Quando falamos de uma rotina básica de Skincare, o último passo sempre é a proteção solar, isso acontece por que os raios UVB e UVA...

Ler mais