A diferença entre creme, loção e emulsão está, dizendo de forma grosseira, na medida entre água e óleo de cada produto e na sua viscosidade, seja ele para hidratar, nutrir ou limpar a pele.
A tecnologia cosmética sempre traz novidades no mercado de beleza. Com isso existe uma infinidade de matérias primas, princípios ativos e apresentações de formulações. Essas apresentações devem ser observadas uma vez que suas fórmulas variam algumas características dos cosméticos. Entre elas a espalhabilidade, estabilidade, absorção e sensação tátil na pele. As formulações também diferem na capacidade de hidratação e absorção, tendo algumas mais adequadas para determinado de tipo de pele.
Creme ou loção?
Tanto creme ou loção são misturas heterogêneas que tem uma fase aquosa e outra fase oleosa, em quantidades diferentes. São produtos que ainda contém outros componentes em suas fórmulas como princípios ativos, conservantes, corantes, fragrâncias.
Creme: o creme é a formulação semi sólida, ou seja, é a mais densa dos 3. Tem aspecto espesso, fluido e homogêneo. Apresenta uma absorção mais lenta. É ideal para peles normais, secas e extra secas. Ótimo para áreas bem ressecadas como cotovelos, pés e joelhos, pois é capaz de “segurar” a água e a gordura da pele (manto hidro lipídico).
Loção: essa é uma formulação que fica entre o creme e a emulsão. Por conter uma maior quantidade de água, é mais fina e tem absorção mais rápida que o creme. É perfeita para qualquer tipo de pele. Excelente também para climas mais quentes, pois não deixa a pele com sensação de pegajosa.
Emulsão: É a junção entre água e óleo de forma estável e homogênea, com a presença de um agente emulsionante. Pode apresentar consistência ou viscosidade diferenciada de acordo com a finalidade do produto. Especialmente indicada para o desenvolvimento de formulações para peles secas, podendo ainda ser indicadas para o tratamento corporal.