O skincare coreano ou k-beauty ganha mais popularidade e adeptos pelo mundo a cada dia. Mas, você já se perguntou por que essa rotina de autocuidado tem feito tanto sucesso no Brasil? O povo brasileiro é conhecido por sua vaidade e preocupação com a beleza, porém a forma que está acostumado a cuidar da pele é muito diferente da oriental.
A beleza exterior reflete a interior
Na antiguidade, os coreanos acreditavam que a beleza exterior refletia a beleza interior e isso era visível na pele. Por isso, há muito tempo a cultura sul coreana valoriza e desenvolve práticas de skincare. Além disso, para eles, não é preciso esperar chegar aos 25 anos para começar a tratar a falta de nutrientes ou o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento. A filosofia do skincare coreano é preventiva, ou seja, cuida da pele para evitar danos, ao invés de ser focada em repará-los como estamos acostumados no Brasil. Ela também se preocupa em manter os benefícios a longo prazo, ao invés de “mascarar” o problema de forma imediata.
Cuidado, autoconhecimento, técnica e continuidade
Podemos utilizar estas quatro palavrinhas como os pilares da filosofia do skincare coreano. Elas estão presentes na cultura oriental e refletem na forma que os coreanos se relacionam com o próprio corpo e realizam suas atividades.
Cuidar e conhecer bem a pele é prioridade
A filosofia oriental é fundamentada no autocuidado e autoconhecimento, e isso se aplica tanto por dentro como por fora. Os coreanos conhecem as necessidades da sua pele, o que é essencial, uma vez que estamos lidando com diferentes tipos de produtos e ingredientes.
Para qualquer passo básico da rotina, você vai necessitar de um produto específico. Por exemplo, se você vai utilizar um Cleasing Oil (passo 1: limpeza) e tem a pele oleosa, é recomendado que utilize um produto como o Super Off Cleansing Oil (Blackhead), mas se sua pele é seca, poderá utilizar o Super Off Cleansing Oil (Dryness Off), ambos da Missha. Adquirir o produto errado pode agravar ou gerar problemas.
Por isso, conhecer bem sua pele e as necessidades especificas dela, é a única forma de realmente cuidar e garantir que ela esteja saudável e radiante.
Seguir o passo a passo diariamente
Uma das curiosidades da rotina do skincare coreano, é a quantidade de passos que envolvem resumidamente: limpeza, esfoliação, hidratação, tratamento e proteção solar. Algumas técnicas, como as massagens durante a aplicação dos produtos, “layering” (aplicar um produto sobre o outro na ordem correta) ou a limpeza dupla (1- a base de óleo/ 2- a base de água), preparam a pele e aumentam a capacidade de absorção, garantindo que os benefícios sejam maiores.
A disciplina é um fundamento da cultura oriental, por isso além de estruturar o passo a passo da rotina de acordo com seu tipo de pele e as necessidades dela, ter foco e dar continuidade é essencial para manter os resultados.
E aí? Preparado para abraçar o skincare coreano? :)
1. Green Tea Balancing Skin EX 25ml
2. Green Tea Seed Serum 15ml
3. Green Tea Balancing Lotion 25ml
4. Green Tea Seed Cream 10ml
Curtiu as nossas dicas? Então aproveite e conheça mais sobre essa nova tendência!
Deixa o seu comentário aqui em baixo sobre o que achou do nosso blog e quais assuntos você tenha curiosidade ou dúvida que iremos trazer aqui pra vocês. E não esquece de compartilhar essas dicas com as amigas tá?
Comentário
Olá!
Sou do nordeste minha pele mista gostaria de saber qual melhor produto. Tenho 54 anos .
Obrigada 😊