Adolescência: quais são os cuidados pra pele jovem?

Postado por SAE HYUN KIM no dia

Guia essencial de cuidados com a pele para adolescentes que não aguentam mais informações não comprovadas.

À medida que o interesse pelo mercado de beleza aumenta a cada dia, e a faixa etária que o encontra está cada vez menor, o mercado de cosméticos para jovens está crescendo rapidamente. Eles geralmente compram cosméticos em lojas de rua ou drogarias e adquirem conhecimentos de beleza por meio de YouTubers e amigos de beleza.

Além disso, com o desenvolvimento de aplicativos que permitem a visualização conveniente de ingredientes dos cosméticos, o número de jovens interessados ​​vem aumentando. No entanto, há muitas informações que confundem, por isso confere as dicas que vamos dar aqui pra vocês.

Para adolescentes, as alterações hormonais no corpo e na pele ocorrem o tempo todo, e é importante entender as características da pele que se diferenciam dos adultos. Confere o guia que trará a rotina correta de cuidados com a pele de acordo com as características da pele do adolescente.

Níveis hormonais e acne devido ao estresse

Na adolescência, o metabolismo é mais ativo e a secreção de hormônios aumenta rapidamente, de modo que as mudanças no corpo e na fisiologia são perceptíveis. Devido ao desequilíbrio da secreção de andrógenos e hormônios estrogênicos, a produção de sebo aumenta, e o sebo obstrui os poros, tornando a pele opaca, por isso é fácil evoluir para acne pustular.

Além disso, os adolescentes passam a maior parte do tempo em escolas e academias, e estresse nos vestibulares, exames e estudos. Isso aumenta a ocorrência de problemas de pele, como acne e espinhas, devido ao aumento de cortisol, o hormônio do estresse. Como resultado, a acne pode aparecer na zona T do rosto, bem como em todo o rosto, costas e tórax. A acne na adolescência, ao contrário da acne adulta, melhora naturalmente com o tempo, mas deve-se tomar cuidado, pois pode deixar cicatrizes se não for tratadas adequadamente.

Dermatite de contato

A dermatite de contato são manchas causada pelo contato com substâncias externas. Também pode ocorrer com frequência em adolescentes que frequentemente tocam a pele com as mãos sujas ou espremem as espinhas. Além disso, aparece quando adolescentes com pele mais fina usam cosméticos para adultos, causando erupção folicular ao redor da boca, e sombra ou delineador podem causar reações de liquenificação que engrossam a pele ao redor dos olhos.

Deve-se ter cuidado ao usar cosméticos coloridos contendo componentes metálicos, como o cromo, pois pode causar uma reação alérgica na pele. Tenha cuidado com o hábito de compartilhar cosméticos com amigos.

Excelente capacidade de regeneração

Como a pele dos adolescentes tem excelente capacidade regenerativa, a cicatrização de inflamações é muito mais rápida do que nos adultos. Por exemplo, mesmo que a acne surja da mesma forma, se a solução certa para o cuidado da pele for implementada no momento certo, menos marcas de acne permanecerão e uma melhora efetiva pode ser esperada. Claro, com a premissa de que hidratação esteja em dia junto com os ingredientes eficazes. 

A chave é equilibrar a pele na qual o excesso de sebo é secretado e focar na composição simples da hidratação, em vez de produtos funcionais como o clareador e o anti-envelhecimento. Recomendamos ingredientes naturais hipoalergênicos e não precisa procurar produtos caros de alto desempenho. É suficiente se você achar que o produto é adequado sem causar problemas. Ao contrário, se aplicar muitos cosméticos desnecessariamente, tome cuidado, pois isso pode prejudicar a condição da sua pele, gerando acne ou problemas nos poros.

1º Passo : Limpeza Facial

O mais importante para os adolescentes é uma limpeza meticulosa. Como a pele é relativamente sensível, é importante usar um limpador que minimize a vermelhidão da pele e controle a secreção de sebo (oleosidade). Neste momento, se você usar um limpador alcalino em excesso, tome cuidado, pois pode aumentar a acidez (pH) da pele e danificar a barreira lipídica da pele. Recomenda-se lavar o rosto duas vezes pela manhã e à noite, lavar bem as mãos antes de lavar o rosto,  não por muito tempo de 1 a 2 minutos.

Devido à natureza da pele dos adolescentes apresentar uma forte secreção de sebo pela manhã, limpar o rosto que ficou oleoso durante a noite com um produto de limpeza seria a maneira correta. Além disso, se estiver com maquiagem, deve prestar mais atenção a esse processo de limpeza. Você deve evitar limpar apenas com lenço de limpeza, com espuma de limpeza sem remover a maquiagem pontual ou ir para a cama com maquiagem.

Se você estiver usando maquiagem, recomendamos a limpeza dupla com Cleansing Oil, Cleansing Water ou outro tipo de demaquilante. A maquiagem forte nos lábios, delineador e rímel à prova d'água, devem ser removidas usando um removedor próprio para essas áreas em um algodão antes de limpar.

2º Passo Esfoliação

A esfoliação é importante para cuidar da pele que acumulou células mortas devido à secreção excessiva de hormônios. O maior fator que causa problemas é que as células mortas obstruem os poros ou quando a barreira da pele torna-se anormalmente espessa.  O cuidado é possível com um esfoliante químico contendo AHA e ácido salicílico.

Uma vez a cada 1-2 semanas, removendo células mortas da pele, o sebo nos poros e germes de acne, irá reduzir cravos e espinhas, aliviar a vermelhidão e deixar a pele mais lisinha. No entanto, esteja ciente de que a esfoliação muito frequente pode tornar a pele sensível e machuca-la dependendo do caso.

3º Passo Tônico

É o tônico que prepara a textura da pele após a limpeza e fornece com eficiência nutrientes e umidade para a próxima etapa, como loções, serum, ampolas etc, que são ainda mais importante para os adolescentes. Isso porque esses tipos de produtos controlam a secreção de sebo já que ajustam o pH da pele. Também é eficaz no tratamento de poros e na remoção de resíduos de maquiagem.

Escolha um tônico sem álcool e, ao usá-lo, aplique sobre um algodão e passe suavemente, no sentido de dentro para fora, ou pegue nas mãos e aplique na pele e depois espere absorvê-lo.

4º Passo Hidratação

Não pule a etapa de hidratação só porque você tem muita secreção de sebo. Mesmo que a pele não fique esticada após a limpeza, se você não fornecer hidratação, a pele produzirá mais sebo para compensar a falta de hidratação. Aplique um creme ou loção leve com ingredientes hidratantes como glicerina, ceramida, ácido hialurônico e PCA sódico para fornecer umidade suficiente à pele.

Além disso, deve-se evitar o hábito de aplicar em todo o rosto um secativo exclusivamente para acne, sem prescrição de dermatologista. Ao usar, aplique apenas em áreas necessitadas sob prescrição de um especialista. Quando aplicado em toda a pele, irrita a barreira cutânea, criando um ambiente inflamado e pode causar pele sensível e seca a longo prazo.

5º Passo Protetor Solar

O protetor solar é um item essencial, independentemente da idade ou da estação, mas muitos adolescentes o ignoram. Os raios ultravioleta são um dos fatores que agravam os problemas de pele, e se você deseja minimizar as cicatrizes e marcas de acne, o protetor solar é essencial. Use um protetor solar leve com FPS 15 ou superior que bloqueie os raios UVA e UVB todos os dias.

Se você tem pele sensível, use filtros UV inorgânicos com óxido de zinco ou dióxido de titânio, que formam um filme na superfície da pele, não sendo absorvido pela pele e que refletem os raios ultravioleta. Para a pele com secreção oleosa, problemática e excessiva de sebo, é melhor escolher um produto não comedogênico que não obstrua os poros e contenha ingredientes de oil-free. Escolha uma formulação de creme leve e reaplique frequentemente para que não saia facilmente devido à acumulação de sebo.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então aproveita os produtos aqui no nosso site e capricha no seu próximo skincare!

Deixa o seu comentário aqui em baixo sobre o que achou do nosso blog e quais assuntos você tenha curiosidade ou dúvida que iremos trazer aqui pra vocês. E não esquece de compartilhar essas dicas com as amigas tá?

 

← Artigos antigos Artigos novos →

Deixe um comentário

Blog da BY

RSS

Quanto tempo demora para que a acne desapareça com o sérum “AHA-BHA-PHA 30 days Miracle Serum” da Some by Mi?

Camila Montecino Por Camila Montecino

Sabemos que o sérum da Some by Mi é um dos queridinhos, se não o mais, pelos amantes de k-beauty que tem acnes e poros...

Ler mais

Skincare para todas as idades

Camila Montecino Por Camila Montecino

É comum falarmos de skincare para pessoas adultas, porém isso pode afetar bastante os jovens que procuram produtos para sua pele mais jovem. Por conta...

Ler mais